Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Aiuruoca

Andar por estas trilhas maravilhosas, passear pelas montanhas, experimentar nossos sabores, tomar banho de cachoeiras, atravessar rios, descobrir tradições, contar causos, tomar cafezinho na casa da comadre, ou quem sabe um boa cachaça no armazém do arraial, sobretudo aprender a respeitar a cultura local, fazem do turismo mineiro um momento tão aconchegante quanto fazer um passeio na casa da vovó, ouvindo histórias com sabor de goiabada caseira com queijo minas.

Foi pensando nestas coisas simples e nas belezas naturais do nosso Estado, no seu aspecto histórico e cultural é que seria impossível deixar de citar uma cidade que congrega em seu cenário a síntese de tudo que foi dito. Minas não seria Gerais se não existisse Aiuruoca, uma região localizada no sul do estado, uma beleza pouco conhecida e uma riqueza natural bastante cobiçada.

É lá nesta fatia de terra mineira, onde encontramos a reseva ecológica de Matutu, o Parque Estadual do Papagaio e suntuosas cachoeiras, uma delas a cachoeira do Tombo, que além da rica diversidade, abriga em seu entorno a história de um povo, construída ao longo dos tempos por Seu Chico e tantas outras lendas vivas desta localidade.

Hoje este paraíso ecológico corre o risco de ser inundado por um empreendedor a Eletroriver que almeja a construção de uma pequena central hidroelétrica na região.

É claro para toda a população que este empreendimento provocará impactos ambientais e sociais de grandes proporções e que precisam ser evitados. Mas só será possível impedir esta atrocidade ambiental com a união de todos, exercitando a cidadania em favor da vida, das lendas e tradições, dos causos e histórias!!! Precisamos preservar o direito de poder apresentar este paraíso às futuras gerações.

Silvana Pontel

Cachoeira do tombo

 

 

 

 

 

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.