Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Barra de São João - RJ

Um paraíso entre Búzios e Rio das Ostras.

A cidade natal do poeta Casimiro de Abreu nos reserva além de hospitalidade de seu povo, belezas e recantos que conjugam o frescor da serra com a beleza do mar.

Margeada pelo belíssimo rio São João e seus manguerais, oferece aos seus visitantes praias fluviais e marítimas que encantam crianças e adultos que buscam beleza e tranquilidade. Contrastam com a agitação de diversos quiosques que servem aquele pastelzinho de camarão e aquela cerveja geladinha.

A margem esquerda da foz do rio São João, ao final da rua de mesmo nome, em uma praça no alto de uma elevação, ergue-se a capela de São João Batista, típica do período colonial, num lindo cartão postal. Ela está inserida no núcleo histórico de Barra de São João, e através dela, em singela sepultura jaz o grande poeta , filho maior da cidade.

Outro cartão postal é a parte velha. Inaugurada em 1942, foi projetada para trens, no final da década de 50, usada somente para carros, começou a ruir, sendo seu trânsito desviado para a nova ponte construída. Suas ruínas formaram então o mais belo cartão postal de Barra de São João.

Por fim, a paisagem de Barra de São João é emoldurada pelo imponente morro de São João, antigo vulcão extinto, cuja beleza é apreciada de qualquer ponto da região dos lagos. Em seus 804 metros de altitude (o mais alto da região), abriga além de grutas e cachoeiras, diversas espécies da fauna e da flora típicas da Mata Atlântica.

Por tudo isso e muito mais, Barra de São João é rio, mar e poesia!

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.