Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Capitólio

Situada no meio do caminho entre Belo Horizonte e Ribeirão Preto, servida pela rodovia MG - 050. Capitólio é formada por uma conjunto de montanhas, lagos e cachoeiras e principalmente revela a seus visitantes inúmeros canyons que serpentiam pelo imenso lago de Furnas que cobre 1/5 do território da cidade, o restante oferecendo uma hospitalidade poucas vezes vista em nosso teritório.

Considerando o "Mar de Minas", o lago de Furnas possui a maior extensão de água em nosso estado e é um dos maiores lagos artificiais do mundo. Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, banha 34 municípios e é motivo de várias atividades náuticas. Um desses municípios é exatamente Capitólio, fundado em 1893 por Pedro Messias, um desbravador que se instalou na região com outros agricultores.

Em 27 de dezembro de 1948, o município conseguiu sua emancipação política e em 1962 Furnas inundou boa parte da região ( 117 km2) para construção da hidrelétrica, assim as águas do Rio Grande alagaram vales e fazendas, representando naquela época um grande prejuízo para a economia local. Hoje, as mesmas águas que causaram prejuízos, propiciam o turismo e um consequente incremento nos setores secundários e terciário.

Uma das atividades náuticas mais atraentes é um delicioso passeios de chalana, com saída na enseada do Turvo, onde os turistas visitam os famosos canyons que são formados por paredões de rocha e marcam a entrada de uma rede de corredores preenchidos pela água esverdeada.

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.