Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Caraça
Santuário ecológico e cultural no coraçao de Minas Gerais

No século XVIII, Irmão Lourenço, um dos Jesuítas atormentados e perseguidos pelo Marquez de Pombal, fugiu para o Brasil e ao chegar em Minas Gerais se deparou com uma região inóspita, longe dos centros comerciais, protegia por montanhas de 1800 a 2000 metros de altura e adornada por matas de um verde intenso, onde de um certo ângulo é possível enxergar o contorno do rosto de um gigante. Esta é a origem do nome Serra do Caraça.

Situado a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, o Caraça é um santuário com 300 espécies de aves, rica vegetação, inúmeras cahoeiras e trilhas, picos e grutas. Possui um acervo cultural e histórico inestimável. Uma atração imperdível é a igreja neogótica erguida no mesmo lugar de um templo barroco que irmão Lourenço havia construído. É uma obra reluzente postada a 1400 m de altura em flagrante contraste com o estilo colonial do resto do prédio. Dentro dela outra preciosidade: A Santa Ceia de Mestre Ataíde. Belíssima pintura de um dos discípulos mais ilustres de Aleijadinho. Mas a atração mais pitoresca do Caraça é um animal desengonçado, ameaçado de extinção que aparece quase todas as noites para comer nas mãos dos padres do santuário: o Lobo Guará. Sua visita noturna é sempre ansiosamente aguardada por todos na escadaria da igreja.

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.