Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Cocais
Cachoeira da Pedra Pintada

A 80 km de Belo Horizonte, próximo à Santa Bárbara e a região da Serra do Caraça, está um local ainda pouco explorado, apesar de bastante comentado.

É parada obrigatória tanto para quem curte um lugar espetacular do ponto de vista ecológico, como para quem se deixa envolver pela história e cultura local.

O distrito de Cocais, de quase 300 anos, importante no Ciclo do Ouro, foi sendo esquecido no decorrer do tempo e só agora começa a se despertar realmente para o turismo. Que ele venha a ser ecológico e qualificado de fato, pois verdadeiros tesouros estão vindo a tona. Um bom exemplo são as inscrições rupestres no sítio arqueológico da Pedra Pintada que datam de mais de 6 mil anos. Para alguns estudiosos seu conjunto seu conjunto é raríssimo, sendo encontrado em apenas mais dois lugares no mundo inteiro: Espanha e França.

A vila colonial foi fundada em 1703 pelos bandeirantes Antônio e João Furtado Leite, que construíram uma Capelinha. Mais tarde ela se tornou a Igreja de Santana, cujo interior além de se destacar pela rica talha dourada dos 3 altares, possui sepultado o corpo do Barão de Cocais, grande personagem da história mineira.

Além dela, existe também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Construída por negros e mestiços no século XVII, centro de comemorações em festas que Principalnageiam Nossa Senhora e outros santos presentes nas devoções do congado.

Existem outros locais históricos como o Solar da Ladeira onde Duque de Caxias ficou quando veio a Minas para acabar com a revolução liberal de 1842, a Fazenda Estalagem que deu início ao povoamento da vila colonial de Cocais. Porém a grande atração da vez é mesmo a Cachoeira de Cocais, também conhecida como Cachoeira da Pedra Pintada.

A 4 km do arraial está uma da mais belas cachoeiras de Minas. Aliás, um complexo de duchas espetaculares. A cachoeira principal de aproximadamente 30 m se divide em diversas quedas, algumas delas caindo em um poço escuro de águas cristalinas. Difícil resistir. Só fica a dúvida: onde entrar primeiro?

Anderson Sabbath

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.