Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Conceição do Mato Dentro
Belezas naturais no Caminho dos Bandeirantes

Um dos mais antigos núcleos urbanos de Minas Gerais, Conceição do Mato Dentro é uma pequena cidade da região central do Estado de Minas Gerais a 168 km de Belo Horizonte. Pertence aos circuitos turísticos das Serra do Cipó e da Estrada Real.

Na fachada de seus casarões uma riqueza histórica do período colonial e no seu entorno lindos poços de água cristalina, imponentes formações rochosas, pinturas rupestres e fantásticas quedas d'água que fazem de Conceição do Mato Dentro um dos principais pólos de ecoturísmo do Estado.

O lugar que já foi habitado pelos índios Botocudos atraiu os bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. O ouro descoberto às margens do ribeirão Santo Antônio e seus afluentes deu origem ao povoamento do município nos primeiros anos de 1700.

Conceição do Mato Dentro que fazia parte da Comarca de Serro Frio, atual Serro, ganhou emancipação em 1851 mas só em 1943 recebeu seu atual nome.

Enquanto a riqueza histórica do período barroco é bem simbolizada pelos casarões coloniais e pequenas igrejas do século XVIII, o maior símbolo das belezas naturais desta porção da Serra do Espinhaço, um prolongamento da Serra do Cipó, é sem dúvida a cachoeira do Ribeirão do Campo ou Cachoeira do Tabuleiro: a maior cachoeira de Minas Gerais e a 3ª maior do país. Uma imponente queda livre de 273m que despenca de um paredão monumental formando um enorme poço de 7.000m² com águas frias, escuras e cristalinas.

A cachoeira do Ribeirão do Campo está localizada no distrido de Tabuleiro a 18 km de Conceição do Matro Dentro. Já o povoado de Três Barras nos oferece a cachoeira de Três Barras, uma linda queda de 20 m de altura rodeada por matas ciliares e árvores de porte médio.

Existe no entorno de Conceição do Mato Dentro diversas trilhas e ótimas opções para descanso como o salão das pedras, que foi elevado a condição de parque municipal em 1999. Composto por formações rochosas muito antigas esculpidas pela ação do tempo, o córrego do baú e o poço das ninfas, deliciosos poços rodeados por vegetação de cerrado e a cachoeira Rabo de Cavalo no caminho para o povodo de Itacolomi. São 120m de pura beleza.

Estas são algumas das atrações naturais desta cidade que é aclamada por muitos como a capital mineira do ecoturismo. Não falta motivo.

Anderson Sabbath

 

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.