Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Conceição do Ibitipoca- MG
Parque Estadual do Ibitipoca

Uma explosão de harmonia numa paisagem que reúne rica vegetação de cerrado, águas douradas e solo de cristal.

A vila mais próxima do parque é Conceição do Ibitipoca a 3 km da portaria. É um dos primeiros povoados a se formar com o ciclo do ouro em Minas. Reserva preciosidades como a Igreja Matriz em estilo barroco-espanhol de 1768 e casarões de pau a pique da mesma época. É um distrito de Lima Duarte que fica a 25 km por estrada de terra. Esta vila charmosa que costuma sediar alguns festivais de Blues e Jazz com o fim do ciclo do ouro, ficou esquecida por mais de 150 anos e só foi redescoberta com a chegada do turismo a partir da década de 70. Hoje centenas de pessoas lotam suas aconchegantes pousadas nos feriados em busca do ar frio das montanhas e principalmente das trilhas de areia branca do parque estadual do Ibitipoca.

Com 1488 hectares incravados em uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o parque foi criado em 1973 para proteger seu frágil solo de quartzito e sua rica biodiversidade. Ibitipoca é um encanto para os olhos e também preciosidade científica. Reúne mais de 200 aves, várias endêmicas, diversos mamíferos ameaçados de extinção como a onça parda, o lobo guará e o macaco mono carvoeiro e nos seus campos rupestres árvores retorcidas, líquens, orquídeas, bromélias, cactos, barbas de bode, barbas de velho e uma incrível variedade de formas e cores.

Tem-se a impressão de caminhar por um jardim encantado. Um frágil jardim devido ao seu solo arenoso. É arenoso e brilhante concentrando uma quantidade enorme de quartzito que favorece o aparecimento de inúmeras grutas, entre elas, a das bromélias, a segunda maior gruta de quartzito do mundo com 2150m de extensão. Algumas destas grutas serviram de abrigo para escravos fugitivos.

O parque é riscado pelas águas dos rios vermelho e do salto. As águas destes rios possuem a cor que vai do vermelo ao dourado devido a decompasição de matéria orgânica vegetal, conferindo aos poços e quedas d'água um charme extra. Elas despencam de diversos pontos do parque. Lugares como a Janela do Céu, a cachoeira dos Macacos e o Lago dos Espelhos nos convidam a uma viagem para nosso interior e a uma paz única, só estando lá.

Anderson Sabbath

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.