Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

 

Parceiros


Casinha de aventuras



31 3476 - 9875

Prado

Pequena cidade do sul da Bahia entre Porto Seguro e Alcobaça, possui 84 km de praias maravilhosas de águas calmas e mornas, algumas delas recheadas por suntuosos coqueirais, outras emolduradas por belíssimas falésias, aliás, uma das características mais marcantes das praias desta região. No caminho para Cumuruxatiba, as falésias ganham diversas matizes entre o branco e o vermelho. Além de lindo, é ótimo para descansar nossa vista.

A cidade de Prado que possui aproximadamente 25 mil habitantes se situa a 850 km de BH e a 200 km de Porto Seguro dentro das chamadas Costas das Baleias e Costa do Descobrimento . Barra do caí, pertencente ao Município e a norte de Cumuruxatiba, foi o primeiro local do paíes avistado pela esquadra de Cabral, de acordo com as refeências geográficas feitas pela carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Monte Pascoal.

Entre julho e novembro, as águas da região do sul da Bahia atraem as baleias Jubarte que nadam do polo sul até Abrolhos e a região de Cumuruxatiba de águas mornas, calmas e rasas, com a intenção de reproduzir e amamentar.

É um espetáculo iniesquecível fazer um passeio de barco para encontrar com estas criatura maravilhosas.

Cumuruxatiba, que em Pataxó significa grande variação de maré, é um distrito de Prado, distante 32 km da sede. É uma antiga vila habitada por descendentes dos índios Pataxós e famílias de pescadores, possuindo belíssimas praias com um mar azul intenso, emoldurado por falésias, coqueiros e mata Atlântica, recortada

Em sua praia central, enquanto na maré alta o mar engole a praia, na baixa, a areia se estende por mais de 200m revelando as pedras e os recifes de corais que permeiam a região, barrando a ondas do mar.

Prado ainda nos revela outras surpresas como a preservação de seu casario colonial datado de século XVIII com ruas estreitas calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas, seu belo e rico artezanato vendido nas lojas e feiras locais e sua deliciosa culinária com pratos à base de camarão e moquecas. Delicias também servidas em aconchegantes quiosques na praia central. Difícil perder um passeio desses, ne?

veveredas@yahoo.com.br

Anderson: (31) 3 444 2782 (31) 7514 3035