Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

São Gonçalo do Rio Preto
Parque Estadual do Rio Preto

A 340km de Belo Horizonte e a 56km de Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto é uma pequenina cidade do alto vale do Jequitinhonha integrante do Circuito dos Diamantes e está incrustada em um maciço da Serra do Espinhaço.

Com típica hospitalidade do povo mineiro e recantos que convidam à paz e ao descanso. São Gonçalo do Rio Preto tem no parque estadual a 4 km do centro sua principal atração ecológica. Com uma área de mais de 10.000 hectares, protege as águas do Rio Preto antes dele desaguar no Araçuaí, um dos principais afluentes do Jequitinhonha. Protege também toda a rica biodiversiade que o cerca. Espécies raras e endêmicas com a canela de ema e a sempre viva colorem os campos rupestres, cerrados, campos e matas de altitude do parque. Animais ameaçados de extinção como o lobo guará, o tamanduá bandeira, a jaguatirica e o tatu bola também são protegidos.

As altitudes de seu relevo variam de 800 a 1825m com ponto culminante no Pico Dois Irmãos.

Em função deste desnível diversas quedas d'água interrompem o curso do Rio Preto e seu afluentes em belíssimas quedas d'água. Deslumbrantes piscinas naturais emoldurdas por praias de areia branca e finíssima e diversos afloramentos rochosos típicos da cadeia do Espinhaço ajudam a compor este belo cenário.

O parque é um santuário de preservação criado em 1994 numa área predominantemente de garimpo. A preservação se legitimou em 1989 quando o alvará que permitia o garimpo no Rio Preto foi cassado depois de muito protesto popular.

São Gonçalo do Rio Preto além de um rico acervo natural possui também uma rica tradição folclórica e popular. Um exemplo são as marujadas da festa de Nossa Senhora do Rosário. Um espetáculo emocionante. Como se vê existem muitos motivos para se visitar São Gonçalo do Rio Preto e seu parque estadual.

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.