Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira
São Roque de Minas

Parque Nacional da Serra da Canastra
Berço do Velho Chico

 

O Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado na porção sudeste de Minas Gerais a mais de 320 km de Belo Horizonte é formado pelo chapadão da Canastra (que de longe tem a forma de um baú!) e a Serra das Sete Voltas, dividindo as bacias hidrográficas dos rios Paraná e São Francisco. Mais de 80% de sua área percence ao município de São Roque de Minas.

São Roque de Minas é a cidade de apoio mais próxima para visitar o parque e sua portaria fica a apenas 8 km da cidade.

A região já foi habitada pelos índios Cataguasese e por escravos fugidos das redondezas. Atualmente ecoturistas e aventureiros lotam as pousadas da cidade em busca de belezas naturais e paisagens encantadoras. É o que não falta na Canastra.

Um visual de tirar o fôlego é formado por uma rica vegetação que transita entre o cerrado, a mata Atlântica, matas de galeria e campos de altitude. Todos riscados pelas águas que vão formar a nascente de um dos principais rios brasileiros: o São Francisco - Velho Chico. O rio da unidade nacional, que antes de irrigar 5 estados brasileiro e "bater no meio mar" entre Sergipe e Alagoas, despenca por 186 m na Cachoeira Casca Danta: uma das maravilhas naturais deste país.

Esta belíssima cachoeira pode ser visitada na parte alta do parque a 14 km da nascente, local onde forma a primeira queda que cai sobre diversos degraus de pedra formando um lindo poço de águas verdes e cristalinas antes, afunilando-se posteriormente num cânion e despencando do maciço a quase 200m de altura. Além disso, na sua parte baixa nos deparamos com toda a exuberância da queda e um impressionante poço de águas escuras de mais de 30 m de diâmetro.

Um prazer inigualável é curtir a trilha sonora da Serra composta além do barulhinho gostoso das águas do São Francisco do gorgolejar de aves como o da perdiz, a siriema, o gavião carcará, pato mergulhão, o canário e o tucanuçu. Com sorte pode-se avistar ainda o lobo guará, o tatu canastra ou o tamanduá-bandeira: símbolos da região. Outro prazer, agora degustativo, é o queijo canastra, delicioso e produzido nas fazendas da região de são Roque de Minas.

A Casca Danta é a principal atração da região, mas dentro do parque e no seu entorno podemos visitar inúmeras quedas d'água. Cada uma com sua beleza particular como a cachoeira das rolinhas na parte alta do parque e as cachoeiras do Capão Forro, do Quilombo e do Cerradão nas suas imediações.

É para lavar a alma!

Anderson Sabbath.

 

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.