Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

São Thomé
N
atureza, magia e bom astral

A conjunção entre misticismo, história e paisagens naturais é a principal atração de São Thomé das Letras, pequena cidade do Sul de Minas, localizada a 324 quilômetros de Belo Horizonte, próxima a Três Corações. Erguida sobre uma jazida de quartzito, São Thomé das Letras é conhecida como a "Cidade das Pedras". Título esse que pode ser comprovado ao se percorrer as estreitas calçadas e construções antigas - muitas datadas do século XVIII - feitas a partir do mineral.

Refúgio de diversos grupos e organizações filosófico-religiosas, a cidade é considerada por tais correntes esotéricas um chakra espiritual, e são muitas as histórias referentes à civilizações intraterrenas, portais interdimensionais e objetos voadores não identificados.

A fama fez com que nas décadas de 70 e 80 São Thomé das Letras se tornasse um caminho natural dos hippies, o que explica a presença marcante dos chamados "alternativos" ainda hoje na cidade.

O município nasceu em torno de uma gruta que leva o seu nome. De acordo com a lenda, por volta de 1770, uma imagem de São Tomé Apóstolo foi encontrada na gruta por um escravo fugitivo e seu patrão. Na entrada da gruta, havia inscrições rupestres, o que originou a expressão "das Letras". As inscrições são atribuídas por alguns a São Tomé, como prova de sua aparição e por outros aos índios cataguazes, primeiros habitantes da região, e até a extraterrestres, que viveriam instalados em uma base subterrânea na região.

Aliás, o que não falta em São Thomé das Letras são histórias sobre civilizações alienígenas, passagens para outras dimensões, etc. A mais famosa delas refere-se à gruta do Carimbado, que teria, segundo os esotéricos
da cidade, uma passagem de acesso à Macchu Picchu, no Peru, cidade milenar do povo inca. Carimbado fica a cerca de 4 km da cidade pela estrada, mas o turista pode optar por uma trilha de 2,5 km que atravessa as pedreiras, forradas por jazidas de quartzito.

Outra gruta que vale a pena conhecer é a do Sobradinho, que fica no lado leste da serra, onde a vegetação é mais tropical e úmida. Localizada num povoado acolhedor de mesmo nome, a gruta de Sobradinho é considerada uma das mais belas da região. Outras atrações são as cascatas Véu da Noiva, da Lua, do Flávio e Paraíso.

À noite, a face mística da cidade se encontra com a boêmia. A cidade parece que respira música e dela despontam vários artistas locais. Entre casas e ruas de pedras, há diversas opções de bares, restaurantes e festas da cultura local. São estabelecimentos sem luxo, mas aconchegantes, que remetem à simplicidade de São Thomé das Letras, que, por sinal, costuma ser bem mais acolhedora fora dos feriados. Para aqueles que quiserem levar uma lembrança, a cidade oferece também belos trabalhos em artesanato, como pequenas réplicas das casas antigas talhadas na pedra homônima à cidade.

Para mais informações:

ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 3444-2782 ou 8621 - 0735 / Anderson.