Caminho do Diamante

Caminhos do Sul de Minas e da Mantiqueira

Santo Antônio do Itambé

 

Pico do Itambé

Localizado em Santo Antônio do Itambé o Pico do Itambé, é o ponto mais alto do Espinhaço, com 2.002 metros de altitude. Apesar de ser uma pequena localidade, Santo Antônio do Itambé foi a quarta cidade de Minas Gerais a possuir imprensa escrita, ficando atrás apenas de Ouro Preto, São João Del-Rei e Diamantina.

F o t o: L i s

Sua origem antiga, que data de 1664, é semelhante à dos outros municípios mineiros: fundada por aventureiros em busca de ouro, diamantes e esmeraldas. O nome é o mesmo desde a fundação. Na língua indígena, 'ita' significa pedra aguda e 'imbé', plantas e cipós da serra. A tradição religiosa dos portugueses tratou de incluir Santo Antônio no nome do lugar.

A principal atração da cidade é o Pico do Itambé, que recentemente foi transformado em Parque Ecológico, com a Área de Proteção Ambiental - APA das Águas Vertentes, abrangendo cerca de 72 mil hectares. Quem aprecia o contato com a natureza ou quer aproveitá-la para praticar esportes, uma ida ao pico pode proporcionar bons momentos. Caminhadas puxadas e saltos de parapente costumam ser realizados lá. Na área do parque estão também algumas quedas d'água, como as cachoeiras do rio Água Santa, que reservam deliciosos mergulhos para os animados visitantes.

Para mais informações:

verdeseveredase@yahoo.com.br

Anderson: 3444-2782 ou 8621 - 0735

Reservas somente mediante assinatura de contrato entre as partes ou depósito bancário:

  • Anderson Luiz da Silva Cunha
  • Caixa Econômica Federal, conta poupança cód 013.
  • Agência: 620
  • Conta: 44826-8

Favor enviar copia do recibo, data de depósito e valor através do fax 3421-2703 ou através do endereço: ecoturismo.verdeseveredas@yahoo.com.br
Qualquer dúvida discar: 97514-3035 ou 3444-2782 / Anderson.